19 de abril de 2008

I Semana Qualidade de Vida Curumim



I Semana Qualidade de Vida – Curumim

Nessa semana, as crianças participaram de palestras e vivências sobre Qualidade de Vida.
Foram abordados temas sobre alimentação (frutas), atividades físicas para crianças e adolescentes, primeiros socorros, salvamento aquático e saúde bucal.

Alimentação: nessa palestra as crianças aprenderam sobre os alimentos que devem ser consumidos nos lanches de casa e da escola (frutas).
As frutas podem ser consumidas como estão, desidratadas ou em preparações diversas como saladas, sucos, vitaminas, geléias, doces e até em preparações salgadas.
Elas aprenderam que as frutas possuem muitas vitaminas como A, B, C, D e E.
Que as frutas verdes possuem clorofila, que dá cor ao kiwi, impedindo que substâncias ruins sejam absorvidas pelas paredes do intestino.

As vermelhas como tomate, melancia, morango... são alimentos que possuem um pigmento chamado licopeno, antioxidante, que pode contribuir na prevenção de doenças.
As amarelas como o mamão, laranja, maracujá, melão... ricas em betacaroteno, vitaminas A e C, que protegem a pele de ficar feia.
As azuis contêm antiocina, um pigmento que pode melhorar a circulação sanguínea e proteger o coração. São as uvas, ameixas, passas...

Colaboradora: Fernanda M. S. e equipe
Nutricionista Sesc Santos
Atividades físicas para crianças e adolescentes: na palestra as crianças aprenderam sobre as restrições nas atividades físicas, obesidade infantil, atividades corporais, vantagens da atividade física, fases e níveis do rendimento esportivo, graus de desenvolvimento biológico e os estágios de crescimento.
E que diante de tantos benefícios da atividade física na infância, ainda existem pessoas que não percebem a necessidade dela.
Que através da atividade física podemos esperar uma sociedade futura mais ativa e saudável.

Colaboradores: Rodrigo N.
Mayra N.
Marcos B.
Instrutores do Setor de Esportes do Sesc Santos

Salvamento Aquático: as crianças aprenderam sobre os tipos de afogamento, em que época do ano existe maior ocorrência, gravidade do afogamento, sobre resgate na água, procedimentos e massagem cardíaca.
Depoimento: Aprendi a salvar as pessoas. Primeiro tiro da á
gua, depois ponho o salvamento em prática.
O VAVEVI é o procedimento para o salvamento aquático.
Verificar consciência
Abrir vias aéreas
Verificar respiração
Expirar duas vezes
Verificar sinais de circulação

Iniciar massagem

Colaboradora Depoimento: Natália T.O.S. - 10 anos
Colaboradores: Rafael L.
Roberta C.
Jonas B.

Afrânio T.
Guardiões de PiscinaSesc Santos

Saúde Bucal: nessa palestra as crianças ouviram sobre os principais problemas bucais que aparecem na infância, a importância da escovação dos dentes para a saúde bucal, a melhor forma para as crianças escovarem os dentes, os horários para escovação, e a escolha adequada do creme dental (pasta de dente).

Colaboradora: Drª Cíntia H. C.
Odontologia – Sesc Santos

O Planeta Bucal

O Planeta Bucal

Em um pequeno lugar próximo à Terra, existia o brilhante Planeta Bucal, o qual era habitado por dentes e uma língua que falava muito, mas nunca era escutada. Um certo dia, ele foi invadido por elementos estranhos. Era a Galera da Sujeira, que vinha atrás de sobras de doces e só deixava rastros de cárie e destruição. Essa galera do mal em pouco tempo dominou o planeta e expulsou a Turma da Limpeza - escova, pasta, fio ou fita dental - do planeta.



Toda vez que esses invasores entravam no Planeta Bucal faziam a festa e deixavam muita sujeira. E a coitada da língua era a que mais sofria, mas sempre alertava os dentes para que eles chamassem a Turma da Limpeza. Os dentes nem davam ouvidos! De repente, alguns dentes de leite começaram a escurecer, a cair... E aquele pequeno planeta foi perdendo o brilho.




Sempre preocupada, a língua chamou rapidinho a Turma da Limpeza, antes que fosse tarde demais. “Turma da Limpeza, me ajuuuuda!!!”


Logo em seguida, a turma entrou em ação: a escova, com a ajuda da pasta, tirou a maior parte da sujeira e o fio (ou fita dental) limpou os cantinhos onde a escova não entrava, dando aquele toque final.

Depois da limpeza, os dentes prometeram para a língua que o planeta nunca mais iria ficar sujo, e que a Turma da Limpeza entraria em ação toda vez que aparecesse alguma sujeira. Só assim o planeta foi salvo!Agora chegou a sua vez de combater os vilões com a sua própria Turma da Limpeza!

Colaboradora: Drª Cíntia H. C.
Odontologia – Sesc Santos

Como Surgiu o Universo

A longa história de como a humanidade tentou explicar o espaço


Como surgiu o Universo?
Qual a origem e o destino dos planetas e estrelas?
O espaço é realmente infinito?
Os homens sempre quebraram a cabeça para responder essas perguntas, refletindo, muitas vezes, as crenças filosóficas e religiosas de seu povo.
Cada resposta trouxe uma legião de outras perguntas, que exigiram dos físicos exercícios de abstração ainda mais extremos.
Os novos modelos do espaço parecem mais bizarros que aqueles feitos há milhares de anos.
Veja aqui um resumo dessa história fascinante.


Século 6 e 5 a.C. - Pré- Socráticos
Os primeiros filósofos gregos elaboraram várias explicações para o cosmo. De acordo com Anaximandro, o Universo surgira da água e os seres humanos descendiam dos peixes; A Terra seria um disco achatado e flutuante, circundado por tubos furados de névoa luminosa, com um círculo de fogo por fora.


Século 4 a.C. - Modelo Geocêntrico
Aperfeiçoando idéias de Pitágoras, Eudoxo de Cnido criou um modelo geocêntrico do Universo, onde os planetas eram corpos esféricos que se moviam em órbitas circulares e as estrelas estavam fixas numa esfera externa. Aristóteles, no mesmo século, e Ptolomeu, 200 anos depois, também acreditavam que a Terra ficava no centro do cosmo.


Século 16 – Modelo Heliocêntrico
As idéias de Aristóteles e Ptolomeu dominaram o pensamento ocidental até a época de Nicolau Copérnico (1473-1543). Para ele, o Sol, e não a Terra, era o centro de todo o Universo. Mais tarde, Giordano Bruno (1548-1600) afirmou que o Universo não tem centro nem limites, e que as estrelas estão espalhadas através de um espaço infinito. Morreu na fogueira.


1920 – Big Bang
Baseando-se na teoria da relatividade, Georges Lemaître e Alexander Friedman propuseram, na década de 1920, o modelo de um Universo finito, em constante expansão, com um início determinado no tempo. Tudo teria começado com a expansão de um só átomo, onde toda matéria e energia se concentravam com densidade infinita. Em 1950, o físico Fred Hoyle tentou ridicularizar a idéia com o apelido de big bang (“grande estouro”). O termo acabou dando nome à teoria.


2001 até os tempos de hoje – Ecpirótica
A teoria (nomeada a partir do grego ekpyrosis, “fogo desastroso”) diz que tudo surgiu do choque de duas”membranas cósmicas” numa quarta dimensão do espaço. É algo impossível de desenhar – por isso a ilustração simplifica a idéia e mostra duas “membranas bidimensionais” que se chocam na terceira dimensão (é difícil, mas tente imaginar tudo com uma dimensão a mais). O choque teria sido percebido aqui como big bang. A teoria é a única que faz sentido se a relatividade e a física quântica forem corretas.


Colaborador: Jhon Carlos S. A.- 11 anos
Revista Super Interessante nº 193

17 de abril de 2008

Meio Ambiente - Planeta Água

Planeta Água



Saiba por que este líquido é tão importante e precisa ser preservado.
Olhando do espaço, nosso planeta parece um gigante azul, dois terços de sua superfície são cobertos por água! Sorte dos homens, plantas e animais, pois, sem a água, nosso planeta seria só mais um lugar desabitado no Universo.
Aqui na Terra, há água em todo lugar: lagos, rios, mares, oceanos, geleiras e até na atmosfera, onde aparece em estado gasoso.
Ela é a casa de milhares de espécies de animais, plantas e microorganismos. E ainda compõe grande parte do corpo de todos os seres vivos e permite a realização de processos como a respiração e a digestão.
Além disso, a água também é essencial para a nossa higiene e saúde, a produção de alimentos e o fornecimento de energia elétrica.
De toda a água do planeta, apenas 2,5% é doce e serve para o consumo.
Para complicar, a maior parte dessa água está congelada no pólos e no topo das montanhas. Ou seja, não sobra muita coisa e é preciso preservar as reservas enquanto é tempo.



Faça a sua parte, evite o desperdício.
Confira estas dicas e fale com seus pais e seus amigos:
feche bem as torneiras e tenha cuidado com vazamentos. De pingo em pingo, até 46 litros de água podem ir embora em um dia.
feche a torneira na hora de escovar os dentes
guarde a mangueira e use balde para lavar o carro e o quintal. Assim se economizam cerca de 500 litros de água.
não jogue lixo nas ruas. Esse material vai parar nos reservatórios da cidade e poluir a água.



Você sabia que...
Os rios possuem bactérias que se alimentam da matéria orgânica do esgoto e assim ajudam a limpar a sujeira. Mas esse processo é lento.
Por isso, quanto mais esgoto é jogado nos rios, menor e mais demorada é a capacidade das bactérias de limparem a água.
As Estações de Tratamento de Esgotos fazem esse trabalho bem mais rápido, pois concentram milhares de vezes mais microorganismos que um rio e eles devoram a poluição.
Depois, a água pode ser usada de novo na limpeza de ruas, na irrigação de lavouras ou ser devolvida aos rios.



Colaborador: Guilherme M.V. - 08 anos
Fonte: Encarte Revista Recreio nº 377

Meio Ambiente - Curiosidades

Respire Fundo

Poluição
Nas grandes cidades, onde há indústrias e muitos carros, o ar tem monóxido de carbono e outros gases tóxicos que deixam partículas sólidas no ar. A sujeira pode causar alergias , dores de cabeça e doenças. Outro problema das cidades é que existem poucas árvores para soltar oxigênio.

Pó espacial
Todo o ano, chegam ao nosso planeta cerca de 10 mil toneladas de rochas do espaço. A maioria se desmancha no caminho. As partículas são invisíveis no ar. Segundo os cientistas, esse pó cósmico é inofensivo.

Toque de pólen
O vento espalha o pólen das flores, um pó bem fino e praticamente invisível, que permite a reprodução das plantas. Esses minúsculos grãos podem viajar a uma velocidade de 400 quilômetros por hora e invadir seu nariz sem que você perceba.




Árvores
Os cientistas acreditam que nenhuma árvore possa atingir mais de 140 metros de altura.

É que o sistema circulatório da planta não conseguiria levar água e nutrientes para as folhas que estivessem acima dessa altura.


Por que o Sol é quente?
O Sol é uma estrela e produz uma energia em seu núcleo. É essa energia que gera luz e calor que vimos e sentimos na Terra. A temperatura chega a 5.800 graus centígrados em seu interior.




Colaboradores: Jhon Carlos S. A. - 11 anos
Thayná M - 07 anos
Bruno B. 08 anos
Anna Beatriz S. - 08 anos
Guilherme M. 08 anos
Fonte: Revistas Recreio nº 265, 308 e 381

Corpo Humano - O Sono


Que Sono!


Quase...
Primeiro vem a preguiça... Os olhos vão ficando pesados... Não adianta resistir. É o sono chegando. Depois de um dia de atividades, temos de dar um descanso para o corpo. Além disso, durante o sono, o cérebro organiza as informações que recebeu durante o dia para formar a memória. E enquanto estamos dormindo nosso corpo fabrica as substâncias que estimulam o crescimento. Ou seja, você precisa dormir para crescer.

Enquanto Isso...
Quando dormimos, o corpo relaxa, mas não pára de funcionar. Além do cérebro, que aproveita esse período para reorganizar as informações, o coração continua batendo porque precisa bombear o sangue pelo corpo. O mesmo vale para a respiração. Em alguns momentos, ela fica mais lenta, aí acelera e depois relaxa de novo, pois dependemos do oxigênio para viver.

Sentido Alerta...
Os sentidos (tato, paladar, olfato, audição e visão) continuam funcionando durante o sono! Por isso sentimos se um mosquito pousa em nossa pele e percebemos luzes ou barulhos fortes. O curioso é que as informações recebidas pelos sentidos podem se misturar aos sonhos. Se uma goteira faz um pingo na sua cabeça, por exemplo, você pode sonhar que está no meio de uma tempestade.


Colaboradora: Vitória N S - 11 anos
Fonte: Revista Recreio - nº 404

Corpo Humano

Abra os Olhos...


Máquina muito esperta
Nossos olhos são esferas menores que uma bolinha de gude, formadas por uma substância gelatinosa. Eles funcionam como uma máquina fotográfica sofisticada. Cada olho captura uma imagem, o cérebro junta as duas e forma uma só, com altura, largura e profundidade.
Olhar Feliz
Os olhos mostram quando uma pessoa está alegre. É que, quando ficamos felizes, o cérebro aciona reações pelo corpo: o coração bate mais rápido e a pupila (a bolinha preta do olho) fica maior e aumenta a produção de lágrimas. Por isso o olhar se torna mais brilhante.
De Olho no Prato
As vitaminas A, C, E, B2 e a luteína fazem bem para os olhos e previnem problemas de visão. Por isso é importante comer cenoura, tomate, abóbora, frutas, espinafre, brócolis, milho, farinha integral e outros alimentos ricos em vitaminas. Veja se eles estão sempre no seu prato.

Colaborador: Igor P R - 10 anos
Fonte: Revista Recreio nº 415

O Cérebro

Você sabia que...
O cérebro tem dois lados: direito e esquerdo? Cada um controla o movimento do lado oposto do corpo.
Serve para controlar nosso corpo e é formado de água e 100 bilhões de células nervosas conectadas ao corpo por nervos?
Pesa em média , 1 quilo e meio em adultos e meio quilo nos bebês?
As informações chegam a ser transmitidas a 400 quilômetros por hora?
Só o cérebro gasta cerca de 20 por cento de toda a energia gasta pelo corpo num dia?


Colaborador: João Victor dos S M F - 9 anos
Fonte: Revista Recreio - nº 336


O que acontece com a pele quando tomamos muito sol?

Se tomamos muito sol sem proteção, os raios do tipo ultravioleta A e B queimam as células da pele e algumas morrem. Se a queimadura é leve, a pele só descasca. Mas, se for mais forte, os vasos sanguíneos ficam dilatados, o sangue esquenta e sentimos a pele arder. Podem se formar bolhas e até feridas. Para evitar isso, é importante evitar o sol das 10 às 16 horas e usar protetor solar adequado para sua pele.

Colaboradores: Jhon Carlos S. A. -11 anos
Rafael V. - 07 anos

Fonte: Revista Recreio nº 308

É o Bicho - Coala e Guepardo

O coala é um roedor ?




Não, o coala é um marsupial, como o canguru. Ele se alimenta de folhas, principalmente as de eucalipto. Uma das características dos marsupiais é que os filhotes acabam de se desenvolver em uma bolsa no corpo da mãe. Já os roedores, como ratos e chinchilas, têm dentes grandes e com crescimento freqüente.




Colaboradores: Thaylor N.- 9 anos
Guilherme L. S. - 10 anos
Revista Recreio nº 265

Eles têm o Poder



O animal mais veloz: Guepardo
Pode alcançar 114km/h, mas não costuma correr grandes distâncias, não. E quando precisa disputar uma presa com outros felinos, ele sai de fininho, já que é o mais fraco da categoria.



Colaboradora: Sofia S P D - 10anos
Fonte: Revista Gênios nº 147