3 de dezembro de 2008

O que é um Jogo de RPG?

Para muitas pessoas o Role-Plaiyng Game (RPG) é a versão “madura” das brincadeiras que fazíamos quando crianças como “casinha”, “ polícia e ladrão” e mesmo “super-heróis”. Um sistema de regras auxilia a solucionar os conflitos e resolver as ações, frequentemente com o uso de um gerador aleatório de resultados (geralmente dados) para adicionar um elemento de imprevisibilidade ao jogo.

Um jogo necessita de um grupo de jogadores e uma pessoa para atuar como mestre ou juiz. Os jogadores dizem ao mestre o que os seus alter-egos animês gostariam de fazer e ele descreve o resultado de suas ações. O mestre também é responsável por criar a trama e o cenário para a aventura, trabalhando juntamente com os jogadores para manter o jogo interessante e divertido para todos.

E não existe um ganhador pois é um tipo de teatro improvisado.

Colaboradora: Sofia S.P.D. - 11anos
Fonte: Besm D20

Piadinhas

A professora pede ao aluno:
Diga aí dois pronomes!
Quem? Eu?
Está certo, pode sentar!

O que é um pontinho vermelho na chaminé?
Uma formiga vestida de Papai Noel.

Um advogado comenta com o cliente:
Sinceramente, não sei o que dizer para tirá-lo da prisão.
Por que você não confessa que foi você?

Ao telefone:
Alô, gostaria de falar com o Caio, por favor!
É o próprio.
Oi, Próprio, tudo bem? Aqui é a Magda, será que você pode chamar o Caio?

Colaboradoras: Anna Beatriz S. - 9anos
Melyssa F. B. - 08 anos
Fonte: Revista Gênios - n°70 e 118

Natureza - Ufa, que calor


Calor de rachar durante o dia. frio congelante à noite. As chuvas são raras, os ventos são fortes e não se vê água. O clima e a paisagem assustam. Mas, entre dunas e tempestades de areia, plantas e animais têm seus truques e sobrevivem no deserto.
Saiba mais sobre os lugares mais secos da Terra.



Resistência verde
Os cactos se adaptaram à vida no deserto.
No lugar de folhas, têm espinhos que evitam a evaporação de água e que a planta vire comida de bichos.
As plantas dos desertos armazenam água nas folhas, raízes e caules por bastante tempo.

Economia
Camelos e dromedários conseguem caminhar vários dias pela areia. Depois de beber 100 litros de água de uma vez só, ficam até três semanas sem tomar mais nada, extraindo líquido dos vegetais que consomem. Outro segredo desses animais é armazenar gordura nas corcovas e garantir energia para quando falta comida.

Vida secreta
Não parece, mas há várias espécies de bichos como raposas, morcegos, coelhos e cobras que vivem no deserto. Eles ficam escondidos durante o dia para conversar a umidade do corpo. À noite, saem em busca de comida e água.

Na ponta dos pés
Lagartos resistentes passeiam pela areia mesmo nas horas mais quentes do dia, pois andam bem depressa, apoiados na ponta das patas.
Para se defender, algumas espécies têm espinhos poderosos e podem mudar de cor.

Fonte: Revista Recreio nº 297
Colaborador: Lucas K – 9 anos

Brinque na Disney


Acelere fundo no Playstation em Walt Disney World Magic Racing Tour
Muita velocidade e curvas desafiantes vão testar sua habilidade nesta corrida. Você vai competir com Tico e Teco, O Grilo Falante e outros.
As provas são rápidas e, além de ultrapassar todos os adversários, você tem de desviar de foguetes e raios e pode usar muitos truques para sair na frente.
Seu objetivo é vencer e assim ganhar peças para consertar uma máquina de fogos de artifício que Tico e Teco quebraram no parque da Disney.


Dicas quentes:
Peque os balões para ganhar alguns poderes especiais
mesmo se você for transformado em xícara, não saia da pista
Transforme seus adversários em sapos para vencer facilmente

Fonte: Revista Recreio nº 155
Colaborador: Igor L. F. F. - 12 anos

Shrek Terceiro

A gente sabe que princesas beijam sapos, mas ogro que vira rei essa é demais, quer saber que ogro virou rei?
É o Shrek, o rei mais maluco, folgado, divertido e até malvado de todos os tempos.
Nunca passou pela sua cabeça que um dia um ogro seria rei, mas quando o sogro fica doente alguém tem que assumir o trono, então para conhecer esta história você vai ter que assistir o filme.


Colaboradora: Victória M. P – 11 anos

Por que Plutão não é mais um planeta?

Plutão é bem menor que os outros planetas do Sistema Solar e há muito tempo existiam dúvidas se ele devia ser classificado como um deles. Com a descoberta de vários corpos celestes pequenos e afastados do Sol, ou seja, bem, parecidos com Plutão, os cientistas decidiram criar uma nova categoria de estudo: a dos planetas anões.

Plutão passou a pertencer a essa categoria, junto com esses outros corpos celestes, como Éris, Sedna e Quaoar. Assim, não é exato dizer que Plutão tenha deixado de ser um planeta. Ele só encontrou sua família!


Colaboradora: Karolina S. L – 11 anos

Construtores Incansáveis

As tocas dos castores não são sempre iguais: podem ser uma cavidade escavada na margem de um rio, começando embaixo da superfície da água e continuando em uma galeria inclinada, ou, se a margem for muito baixa, os bichinhos constroem uma palhoça de madeira e barro que pode chegar a sete metros de diâmetro. As tocas grandes têm vários cômodos, cada um com sua galeria independente.
Os limites dos territórios das tocas são marcados com uma substância de cheiro muito forte, chamada castoreio, expelida pelos próprios animais.

A família
Os castores vivem em grupos formados pelos pais, filhotes de anos anteriores – que abandonam o grupo quando atingem a maturidade – e os recém-nascidos. Ao todo, a família pode chegar a ter cerca de 15 integrantes.
Em alguns casos, o casal é formado por uma fêmea e um macho e, em outros, por um macho e duas fêmeas. Eles permanecem juntos a vida inteira. A gestação dura de 3 a 4 semanas. Quando os filhotes nascem , os machos vão viver sozinhos durante um mês, depois voltam e continuam a vida em família.

Curiosidades
Eles cortam árvores cujos troncos podem medir 30 centímetros de diâmetro. Um único castor é capaz de derrubar um tronco desses em menos de uma hora.
Os filhotes de castor nascem com os olhos fechado. A mãe os amamenta durante o primeiro mês, depois, eles começam a comer brotos macios de plantas.
Quando um filhote se afasta do ninho, a mãe vai buscá-lo e os traz de volta preso entre os dentes.

Fonte: Revista Nova Gênios nº 154
Colaboradora: Ana Carolina M. F. - 11 anos