17 de março de 2009

Filhotes Estranhos

As medusas machos e fêmeas soltam células reprodutoras na água.
Quando duas dessas células se unem, formam uma célula-ovo, que dá origem a uma larva.
As larvas de algumas espécies passam por grandes transformações enquanto se desenvolvem.
Elas crescem em camadas, como se fossem uma pilha de pratos.
Depois, cada camada se solta e vira uma água-viva.
Eu gostei dessa matéria porque fala da natureza.

Colaborador: Erick N
Idade: 8 anos
Fonte: Revista Recreio nº 367

Quantos litros de água tem nos oceanos?

É difícil saber com precisão.
Cerca de 71% da superfície do nosso planeta é coberto por água salgada. Isso dá aproximadamente 1 trilhão e 400 bilhões de quilômetros cúbicos de água.
A localização da Terra no Sistema Solar permite que aqui exista água no estado líquido. Nos planetas mais próximos do Sol, ela evaporou.
Já nos planetas mais distantes do Sol, a água congelou por causa do frio ou por estar combinada com outros elementos químicos.
“Nós precisamos se ligar mais na água porque ela está acabando”.

Colaboradora: Rita de Cássia S. M. - 11 anos
Fonte: Revista Recreio nº 295.

Atletas do Céu



Saiba mais sobre os pombos e descubra como eles se tornaram mensageiros

Quando quer se comunicar com uma pessoa que está longe você pode telefonar ou enviar um e-mail. Mas antigamente isso era um problema. Até que alguém, ninguém sabe ao certo quem, teve uma idéia sensacional: enviar pombos-correios.
Essas aves chegam a mais de 100 quilômetros por hora e voam até mil quilômetros em um dia!
Elas se adaptam bem a mudanças de clima, comem de tudo e fazem longas viagens sem parar.
Os pombos constroem ninhos quando acham uma companheira e aí passam a vida juntos. Do namoro, nascem dois ovos, que o macho choca até o final da tarde. Depois, é a vez da fêmea e ele sai para comer.

A ficha do bicho

Tamanho: cerca de 30 centímetros de comprimento
Peso mais ou menos 500 gramas
Alimentação: grãos, sementes e vegetais
Tempo de vida: cerca de 9 anos
Onde vive: no mundo inteiro.

A visão é poderosa. Ele enxerga um grão de milho a 200 metros de distância.
O olfato é bem desenvolvido, tanto que se chegou a pensar que era com ele que os pombos se orientam.
As penas são abundantes e brilhantes. As mais importantes par ao vôo são as das asas e da cauda
O esqueleto é leve, mas forte o bastante para resistir ao esforço que os músculos fazem durante as longas jornadas.

Colaborador: Jhon C. S. A – 11 anos
Fonte: Revista recreio nº 303

Game

Grande Batalha

Encare uma aventura estelar em Lego Star Wars II: The Original Trilogy
Fãs de Lego e de Star Wars vão se divertir com o novo The Original Trilogy, lançado para PS2, PSP, PC e Xbox. O jogo tem 18 capítulos e três episódios baseados nos filmes Uma Nova Esperança, O Império Contra-Ataca e O Retorno de Jedi.
É possível escolher entre mais de 50 personagens que podem se transformar em outros, caso você misture partes de heróis diferentes (não se preocupe, eles são feitos de Lego).
Em algumas fases, seu objetivo é remontar naves e equipamentos. Em outras, é preciso fazer andróides e carros para ter vantagem no ataque e há ainda missões que incluem perigosas batalhas a bordo de naves.

Dicas:
- Derrube os soldados Jedi que estiverem à sua frente e complete seu objetivo.
- Esquive-se de Darth Vader. Use a espada quando ele estiver cansado.
- Quanto maior o tamanho maior a queda. Amarre as pernas do grandalhão.
- Use capacetes Jedi para enganar os soldados e ganhar tempo.

Códigos:
No medo Free Play, vá até a cantina e digite os códigos para liberar personagens:
- Boba Fett: HLP221
- Ewok: TTT289
- Guarda Imperial: MMM111
- Oficial Imperial: BBV889
- Piloto Imperial: VAP664
- Espião Imperial: CVT125
- Guarda do Palácio: SGE549

“Eu escolhi essa matéria porque esse jogo é muito legal. É um lego como brinquedo só que num jogo, podemos construir as coisas que são legos quebrados e eles querem destruir o Império do Imperador, mas Luke e Obi-Wan são os únicos que podem derrotar o Império do Mal.”.

Colaborador: Lucas S.M. - 10 anos
Fonte: Revista Recreio Ano7 n° 343

Curiosidades

Quem inventou o MSN?

O MSN Messenger é um programa criado por funcionários da empresa americana Microsoft. Com ele, os usuários podem trocar mensagens e arquivos pela internet. Esse serviço chegou ao Brasil em 1999 e tem quase 17 milhões de usuários aqui.

Qual foi a primeira tecnologia do planeta?
Tecnologia é tudo o que vem da natureza e é transformado pelos humanos para produzir bem-estar. Ou seja, a tecnologia é antia. Um exemplo é a descoberta de como fazer fogo, que aconteceu cerca de 500 mil anos antes de Cristo.
Usar pedras para cortar carne ou peles também é sinal de desenvolvimento tecnológico. Nos tempos modernos, uma tecnologia importante foi à invenção do motor a vapor, em 1705, que permitiu o surgimento das indústrias.

Qual o órgão do corpo que mais trabalha?
Todos os órgãos do corpo formam uma equipe. Se algum deles não funciona direito, seu trabalho vai fazer falta. Quando falamos só de trabalho muscular, um bom candidato ao troféu de maior trabalhador é o coração.
Mas é importante lembrar que todos os órgãos nunca param.

Qual o menor mamífero do mundo?
É o morcego Centronícteris thonglongyai, que vive na Tailândia, tem no máximo 3,3 centímetros e pesa cerca de 2 gramas. Entre os mamíferos terrestres, o menor é o musaranho-pigmeu, que vive no sul da Europa e da Ásia e no norte da África.
Ele mede entre 3,5 e 4,8 centímetros e pesas mais ou menos 2,5 gramas.

Por que piscamos?
Para manter os olhos úmidos e livres de impurezas que, às vezes, entram neles sem querer. Geralmente, piscamos umas doze vezes por minuto, sem percebemos.
As glândulas lacrimais estão sempre “inundando” os olhos com lágrimas, que são mais oleosas do que aquelas que saem dos olhos quando temos vontade de chorar.

Fonte: Revista Recreio nº 154, 329, 390 e 437 e Gênios nº 161
Colaboradores: Matheus A. M – 10 anos
Gulherme L. S – 11 anos
Jhon Carlos S. A – 11 anos
Laura M. - 09 anos

Brilhantes por Natureza

No cinema, é comum vermos animais que acendem como num passe de mágica. A verdade é que eles foram inspirados em criaturas reais, vindas da natureza. Esse fenômeno é chamado de bioluminescência (a palavra vem do grego Bios, que quer dizer vida, e do latim Lumem, que significa luz) e envolve todas as espécies capazes de produzir a própria luz.
Isso acontece por causa de uma reação química que transforma a energia do corpo em luz. Em cada espécie, a reação acontece de uma forma e até hoje os cientistas não descobriram como é o processo.
Grande parte das criaturas brilhantes são marinhas, mas também existem fungos, bactérias e insetos luminosos.

Vaga-Lume
Também chamados de pirilampos, são os primeiros a serem lembrados quando o assunto é produção natural de luz. Os machos adoram fazer acrobacias no ar e dão um show com sua “lanterninha” no escuro.
As fêmeas vivem pelo chão, e, para compensar a falta de asas, usam a luz para avisar os machos que estão a fim de namorar.
Essa comunicação sempre deu certo, até as cidades ganharem um monte de postes com iluminação artificial. Daí começou a ficar difícil para os vaga-lumes “conversarem” entre si, diminuindo a reprodução. Por causa disso, a espécie está ameaçada de extinção.

Água-Viva
A espécie que brilha no escuro e não é das mais perigosas, mas pode causar queimaduras dolorosas na pele dos humanos. Como prefere águas quentes, costuma aparecer nas praias durante o verão. Como quase 100% do seu corpo é formado por água, ela fica transparente quando vista no fundo do mar.
As águas-vivas são tão preguiçosas que só se locomovem quando se sentem ameaçadas. Uma boa tática de defesa delas é iluminar o inimigo, assim, ele será visto e atacado por peixes maiores.
Por causa do poderoso veneno, são uma verdadeira ameaça para os moradores do fundo do mar e botam tanto medo no pessoal que poucos se atrevem a atacá-las.

Fonte: Revista Recreio nº 180
Colaboradora: Adriane C. A B. - 12 anos