6 de outubro de 2009

Olhar a Cidade - Monte Serrat


A cidade de Santos, fundada em 1546, possui um patrimônio histórico constituído de grande acervo arquitetônico, logradores públicos, museus e pontos turísticos de relevante importância para a história do Brasil.
No mês de setembro as crianças do Sesc Curumim visitaram o Monte Serrat, de onde puderam avistar o Centro histórico, o movimento do cais do Porto, o bairro da Alemoa e a Zona Noroeste.


Comunicação Animal

Saiba como os bichinhos conversam entre si

Como os animais se comunicam?
Por meio de vários tipos de sinais. Podem ser sinais químicos (que dependem do olfato e do paladar), acústicos (sons), visuais (cores, luminosidade, movimentos) táteis (carícias) e elétricos.

Tem como dar exemplo disso?
Alguns mamíferos, como os cervos e as hienas, delimitam o território com seu odor.
Os caranguejos agitam suas pinças fazendo muito barulho quando outro caranguejo se aproxima do seu pedaço. Os pavões-reais machos abrem sua cauda colorida quando procuram uma namorada.
Os macacos se abraçam para demonstrar amizade e carinho. Alguns peixes usam sinais elétricos para se orientar, agredir ou paquerar.

Quais as funções mais importantes da comunicação animal?
Reunir animais de sexos opostos na época da reprodução, fixar limites territoriais, informar sobre uma fonte de alimento ou algum perigo e estabelecer relações de poder.

Todos os sons são do mesmo tipo?
Não. Os golfinhos emitem ultra-sons, que são imperceptíveis para o ouvido humano, e localizam suas presas por meio dos ecos. Esse sistema se chama ecolocação e também é usado pelos morcegos.
Existem outros animais, como sapos e rãs, que conseguem aumentar o volume do som que emitem, graças aos seus grandes sacos vocais.

Como saber se um animal está brigando ou brincando?
Quando brincam, os animais nunca mostram os dentes ou arqueiam o lombo. E também não escondem o rabo entre as patas. Quando os movimentos são exagerados e repetitivos, significa que estão se divertindo.

Opinião: Gostei muito de saber essas curiosidades sobre os animais, ainda mais de descobrir quando estão brincando ou brigando.

Colaboradora: Rhany T. N – 8 anos
Fonte: Revista Gênios nº 179

Qual é o menor país do mundo?

É o vaticano, que fica em Roma, na Itália. Ele é formado por um grande quarteirão e pela Praça de São Pedro, que ocupa uma área de apenas 0,44 quilômetro quadrado.
Lá fica a administração central da Igreja Católica e seu chefe de estado e o Papa. Depois dela, o menor país é Mônaco, localizado numa faixa estréia na costa sul da França, com 1,9 quilômetro quadrado.

Opinião: Eu gostei muito dessa curiosidade, não sabia que o vaticano era o menos país e nem que era tão pequeno.

Colaborador: Victor F. N. F – 09 anos
Fonte: Revista Recreio nº 443

Amigos das flores

Os animais que se alimentam do néctar das plantas fazem a festa com a chegada da Primavera

Para esses bichos, dar uma volta pelo jardim é muito mais do que um simples passeio ou uma forma de se divertir. É das flores que eles retiram o alimento para sobreviver, o néctar, que é uma espécie de suco rico em açúcar.
O mais legal é que, durante essa rotina, eles também acabam dando uma mãozinha para a natureza, como uma troca de favores: enquanto se deliciam com o néctar, aproveitam para espalhar por aí os grãos de pólen das flores, formando sementes que irão gerar novas plantas. Por isso são chamados de animais polinizadores. Conheça alguns deles.

Morcego
Enquanto todos estão dormindo, eles aproveitam para passear pelo jardim e lamber o néctar das flores sem muita concorrência! Para isso, ficam parados no ar ou se penduram em troncos fortes. Mas nem todas as espécies de morcegos curtem esse tipo de alimento. Alguns comem frutas, insetos e ratos, sem contar os morcegos hematófagos, que se alimentam de sangue.

Mariposa
Elas preferem o período da noite para descolar uma comidinha, mas nem todas usam o néctar como principal fonte de energia.
As mariposas têm hábitos noturnos e, por isso, preferem as flores brancas como a dama-da-noite, que são mais fáceis de achar nesse horário. Quanto mais perfumadas estiverem as flores, melhor, já que o cheiro também ajuda na localização delas.

Beija-flor
Energia é o que não pode faltar no dia-a-dia desse pássaro que chega a bater as asas 80 vezes por segundo! Com o seu bico oco e comprido, ele passeia de flor em flor em busca do seu alimento preferido.
Como a queima de energia é muito rápida, o beija-flor se alimenta a toda hora, chegando a visitar cerca de 1.500 flores por dia.

Abelha
Elas usam o néctar para produzir mel e matar a fome das cerca de 80 mil moradoras das colméias.
Para cumprir essa missão, as abelhas precisam fazer uma meia de 40 viagens diárias. Ao chegar em casa, depositam o néctar nos favos para depois de secos, se transformarem em mel e geléia real.

Borboleta
Elas adoram essa época do ano, já que a variedade de flores ajuda a manter uma dieta pra lá de caprichada. As borboletas são exigentes e costumam escolher as flores mais coloridas e cheias de pétalas do jardim para pousar e fazer um lanchinho. Depois de difícil decisão, elas desenrolam a língua para capturar o néctar e aproveitam para dar uma relaxada.

Saiba mais!
As flores preferidas das aves costumam ser bem coloridas já que estes animais enchergam superbem as cores vermelho e laranja. Já os insetos preferem as flores de tons azul, que costumam ter um cheirinho gostoso.

A Joaninha é um exemplo de bicho que não suga o néctar, mas dá uma forcinha na polinização. Ao andar entre as flores procurando alimento, ela espalha os grãos de pólen por aí, colaborando para a fertilização das plantas.

O vento e a água também são parceiros das flores e atuam como importantes agentes polinizadores.

Opinião: Eu gosto dessa matéria porque fala sobre insetos diferentes, eu não sabia q eu eles ajudavam a natureza desse jeito.

Colaborador: Márcio. G. J. – 10 anos
Fonte: Revista Gênios nº 175

Quanto tempo uma aranha demora para fazer a teia?

O tempo de construção e o formato da teia variam de uma espécie de aranha para outra.
A maioria das espécies demora cerca de 30 minutos para fazer a teia, mas a aranha-de-teia (Nephilengyf cruentata), por exemplo, leva um dia todo para tecer a sua, que é bem elaborada. Se uma chuva ou um vento forte destroem a teia, ela logo começa a fazer outra.
Para isso, a aranha libera uma substância especial que se solidifica quando entra em contato com o ar.

Opinião: Eu não sabia que a maioria das espécies só demorava 30 minutos para fazer sua teia.

Colaboradora: Ana Carolina C – 09 anos
Fonte: Revista Recreio nº 193

Ogro no trono

Shrek the Third, lançado para PS2 e consoles da nova geração, começa da mesma maneira que o terceiro filme do ogro, com ele evitando se tornar rei de Tão Tão Distante. Para ajudar o herói, será preciso derrotar árvores enfeitiçadas guerreiros medievais, gigantes de um olho só, duendes, bruxas e muitos outros obstáculos malucos do mundo de Shrek.



Dicas
1- Pegue a maior quantidade de moedas que puder para comprar itens e ganhar poderes de ataque e defesa.
2- Esquive-se dos ataques das árvores do mal e gire em torno delas para atacar pelas costas.
3- Esses capangas chegam em bando, mas atacam um de cada vez. Não se assuste, eles não são de nada!
4- O segredo desses minigame é atirar sempre no barco que estiver mais próximo da praia. Errar o tiro faz perder tempo e pode ser fatal.
5- Abaixe a catapulta o máximo que conseguir para arremessar os objetos mais longe que os demais competidores e faturar esse minigame.

Colaborador: Caio H.A. 11 anos

Por que festejamos o Hallowen?

A festa é uma herança do povo celta, que viveu no norte da Europa há mais de mil anos e celebrava a última colheita do ano.
Eles acreditavam que no dia da festa era possível se comunicar com seres de outro mundo.
Por isso saíam pelas ruas gritando para afastar os espíritos.
A comemoração foi parar nos Estados Unidos e no Canadá graças aos imigrantes irlandeses, que são de origem celta.
Depois, se espalhou por vários países, inclusive pelo Brasil.

Opinião: Não sabia que a festa é uma herança do povo celta.
Eu pensei que Hallowen era só se vestir com uma fantasia de bruxa ou monstro e sair pelas ruas e casas pedindo doces.

Colaboradora: Gaia S. – 11 anos
Fonte: Revista Recreio – nº 286

O cabelo cresce mais no verão?

O cabelo cresce, aproximadamente, um centímetro por mês.
Mas, quando chega o verão ou quando faz mais calor, ele crescer, o cabelo precisa de uma boa irrigação de sangue no couro cabeludo.
Durante o verão, o calor da cabeça melhora a circulação nos vasos sanguíneos, ajudando o cabelo a crescer mais depressa e de um jeito mais saudável.

Opinião: Eu não sabia que o cabelo cresce um centímetro por mês, e nem fazia idéia que no verão o cabelo cresce mais rápido. Quando li a curiosidade, fiquei espantada!

Colaboradora: Júlia F. – 11 anos
Fonte: Revista Gênios – nº 156

Família Poderosa - Tubarão Branco

Com seu corpo em forma de torpedo, ele nada depressa para pegar raias, peixes, leões-marinhos e até tubarões menores.
Tem ótimo olfato e percebe campos elétricos gerados pelo movimento de outros bichos. É o único que põe a cabeça para fora da água.
Acredita-se que faz isso para observar as presas na superfície. Vive na costa de lugares quentes.
Tamanho: até 7 metros de comprimento.
Dentes: tem cerca de 3 mil dentes grandes e afiados para cortar o alimento, que é engolido sem ser mastigado.
A sua mandíbula tem mais de 57 centímetros de largura e sua mordida tem a força de muitas toneladas.

Colaborador: Alexandre B.S – 10 anos
Fonte: Revista Recreio – nº 281