5 de junho de 2011

Dia do Desafio





Ela é incrível!

10 curiosidades legais sobre a Terra


1 – A Terra é o quinto maior planeta do Sistema Solar e o único a ter uma camada de gases na atmosfera que garante condições para a existência de vida aqui.
2- Cerca de 70% da superfície do planeta é coberta por água em estado líquido, elemento essencial para a existência de forma dês vida.
3- Se a Terra não girasse, não existiria vida. É que o lado do planeta que ficasse voltado para o Sol viraria um deserto muito quente e o outro lado ficaria muito escuro e gelado.
4- Nosso planeta leva 365 dias e 6 horas para dar uma volta ao redor do Sol, período que corresponde a um ano do nosso calendário.
5 – A Terra não é exatamente redonda. A rotação e a gravidade causaram um leve achatamento. Essa forma é chamada geóide.
6 – Em sua viagem ao redor do Sol, o planeta recebe grandes quantidades de lixo estelar, desde pequenos esteróides até pó cósmico. Ao todo, a cada dia caem em nosso planeta 20 a 40 toneladas desse material.
7 – A Terra tem mais de 6 bilhões de habitantes e até 2015 deve chegar a 7,2 bilhões de pessoas.
8 – A montanha mais alta do planeta é o Monte Everest, na Cordilheira do Himalaia, com 8, 850 metros. Se consideradas as partes submersas, o vencedor seria o vulcão Mauna Kea, no Havaí, que tem 10.314 metros no total.
9 – Os cientistas calcular que a Terra tem cerca de 4,5 bilhões de anos.
10 – A temperatura média da terra fica em torno de 15º Celsius graças aos gases da atmosfera, que retêm parte o calor do Sol. Se não fossem esses gases nosso planeta seria um lugar gelado.


Fonte: Revista Recreio 580
Colaborados: Equipe Curumim Santos

Saltimbancos

Este ano, as crianças do Curumim vêm realizando um trabalho voltado para a obra de Chico Buarque, adaptando o musical Os Saltimbancos.

Durante todo o processo realizamos o aprendizado das músicas, a leitura e compreensão do texto e do contexto historio da peça, a interpretação das canções, o trabalho corporal e de movimentação cênica, a montagem dos folhetos, a concepção de cenário e figurino, o som e iluminação, entre outros.
Para conclusão deste processo, realizaremos uma apresentação gratuita no dia 29 de novembro às 20h. no Teatro do Sesc Santos.

Como surgiu a Internet?

No começo dos anos 60, durante a Guerra Fria os Estados Unidos precisavam divulgar informações militares importantes para vários lugares do mundo. Mas isso tinha que ser feio de um jeito seguro, ou seja, a informação não poderia ser roubada ou destruída por uma bomba, por exemplo. Fazer isso por meio de dados e através de computadores dói à solução, e assim surgiu a Internet. A primeira mensagem à distância foi trocada em 1969.

Gostei muito dessa curiosidade, eu não sabia como tinha surgido a Internet e nem quando.

Fonte: Revista Gênios – nº 217
Colaboradora: Bárbara F. G. N. – 7 anos

Saltimbancos

Os ensaios estão sendo realizados em algumas de nossas opções.
Nesses ensaios, as crianças fazem um aquecimento, com o corpo e com a respiração, brincadeiras em duplas com ritmos, palmas e cenas.
Depois desse aquecimento, os personagens ensaiam as falas e o coro as músicas.
São quatro personagens/animais: jumento, galinha, cachorro e gata.
Para interpretar esses animais as crianças passaram por testes de leitura e interpretação com o próprio texto.
Algumas crianças estão fazendo parte da concepção e montagem do cenário, outras dos figurinos.
Elas fizeram muitos desenhos, que serão utilizados no cenário, nos folhetos e no convite para a peça.
Outras como nós, estão participando do que chamamos de imprensa, ou seja, vamos aos ensaios, registramos o que acontece, entrevistamos os atores que farão os personagens, escrevemos para o nosso blog, entre outras coisas.

Entrevista com os personagens:

O que você está achando da peça, das músicas e dos ensaios?

- Interessante ensaiar com todos os grupos juntos, para assim escolher os personagens. É uma oportunidade para todos do curumim.
Sabrina – (personagem – galinha)


-  O ensaio tem muitas músicas e as letras são divertidas.
Roberto (personagem – cachorro)

Colaboradores/Imprensa: Lídia F. G. S. – 12 anos
                                                       Rebeca C. J. O. - 11 anos
                                                       Bruno G. C. – 7 anos
 

Cavalo-Marinho

Não parece, mas é um peixe!

O cavalo-marinho é um peixe, mas tem cara de cavalo, espinhos parecidos com os das plantas, não tem escamas e não consegue nadar muito bem.
Com suas pequenas nadadeiras, eles se movem devagar e têm de se esforçar para vencer a força das águas.

Papai especial.

Na hora do namoro, as fêmeas fazem dança na água para chamar a atenção dos machos.
Ela libera centenas de ovos em uma bolsa que existe no corpo dele.
Lá dentro, os ovos são fecundados e os filhotes crescem. Quando chega a hora da turma nascer, o pai expele cerva de 300 cavalinhos, bem pequenos e quase transparentes, que se espalham pela água.
Aos poucos os bebês crescem e aprendem a usar a cauda para se agarrar nas plantas e corais, onde ficam protegidos e podem encontrar comida.

Ficha do bicho
Tamanho: de 2 milímetros a 35 centímetros
Alimentação: plâncton, larvas e crustáceos
Tempo de gestação: de 9 a 30 dias
Tempo de vida: até 5 anos
Onde vive: em águas quentes do mundo todo.

* Nos adoramos cavalo - marinho

Fonte: Revista Recreio – nº 528
Colaboradoras: Ana Júlia O. J. – 8 anos
Isabel A. A. – 7 anos