17 de novembro de 2009

Albert Einstein

Um cientista nada louco

Quando era criança, uma das coisas em que pensava era: por que a Lua não cai?
Aos 16 anos, outra pergunta sobre a qual refletia era: qual será a sensação de viajar sobre um raio de luz?
Assim era Albert Einstein, um dos cientistas mais brilhantes da história que, há mais de cem anos criou a Teoria da Relatividade.
Com sua imagem de distraído e tímido, Einstein foi um trabalhador incansável, que se dedicou à física e à matemática, e pesquisou a fundo tudo o que lhe despertou curiosidade.
Procurou desvendar os mistérios do mundo que o rodeava.
As suas idéias científicas somou suas reflexões sobre a vida
Embora alguns de seus descobrimentos tenham sido usados para construir a bomba atômica, Einstein sempre foi opositor à bomba, e sempre se declarou defensor da paz e do desarmamento mundial.
Solitário, curioso, divertido, autodidata, Albert Einstein foi um cientista tão criativo que seus pensamentos ainda surpreendem.

Eisntein por Einstein
“O importante é nunca deixar de fazer perguntas”.
“A imaginação é mais importante do que o conhecimento. O conhecimento é limitado”.
“Você só entende realmente alguma coisa, quando é capaz de explicá-la à sua avó”.
“Só existem duas coisas infinitas: o Universo e a tolice humana. Não tenho certeza absoluta sobre a primeira; sobre a segunda, é só observar como nos destruímos para demonstrar quem pode mais”.

A Teoria da Relatividade
Não é exagero dizer que Einstein revolucionou o pensamento científico com sua Teoria da Relatividade. Vários conceitos da física e da astronomia forma modificados graças às suas idéias. Elas foram, também, a base para muitos avanços eletrônicos e atômicos.
Demonstrou que, com exceção da velocidade da luz, tudo é relativo.
Suas pesquisas serviram, anos depois, para muitas invenções, como: as portas que abrem automaticamente como o movimento das pessoas, a Internet, a televisão, o raio laser, os CDs, o microondas, os códigos de barra e também, infelizmente inclusive para o próprio Einstein, a bomba atômica.

Fonte: Revista Gênios – nº 14
Colaborador: Andrew P. S. B. – 9 anos

Nenhum comentário: