23 de março de 2013

O Sistema Solar




Formado a 4,5 bilhões de anos, o Sistema Solar foi uma enorme nuvem de gás e poeira que girava em torno de si mesma. Hoje, é um conjunto de oito planetas, 61 satélites naturais e milhares de asteróides, meteoróides e cometas que gravitam em torno do Sol.
Como isso aconteceu?
A teoria mais provável diz que, sob ação do próprio peso, essa nuvem se achatou, transformando-se num disco com o Sol no meio. Toda a matéria que existia no centro desse disco começou a se juntar e colidir entre si, formando corpos cada vez menores.
O “endereço” do Sistema Solar no universo é o Braço de Órion da Galáxia Via Láctea.
A Via Láctea que abriga cerca de 200 bilhões de estrelas.
As espaçonaves Voyager saíram da terra há mais de 30 anos, com a missão  de estudar os planetas Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, mais as luas de todos eles. Até agora são os objetos criados pelo homem que mais se distanciaram do nosso planeta (para se ter uma idéia a Voyager 1 está a 15,7 bilhões de quilômetros daqui e a Voyager 2 a 12,7 bilhões de quilômetros).
O Sol é a estrela mais próxima da gente e responsável pelo suprimento de energia da maioria dos planetas do Sistema Solar, inclusive do nosso.
Apesar de parecer sólida, a superfície do Sol tem consistência de plasma e gás. Ali, a temperatura chega a 5.500 graus centígrados. Quentinho? Isso não é nada perto dos 15 milhões de graus atingidos pelo núcleo! Como nenhuma estrela é eterna, a vida do Sol também chega ao fim. Mas nada de desespero! Segundo os cientistas, isso só deve acontecer em alguns bilhões de anos...

Fonte: Revista Gênios nº 172
Colaborador:Arthur S. S.G – 8 anos

Nenhum comentário: