22 de janeiro de 2008

Meio Ambiente

Eu no meio e o meio em mim- ampliando sentidos e conceitos sobre a natureza

Esta atividade leva a uma experiência direta com a Natureza despertando sentimentos de amor e preocupação com a Terra. A criança lança seu olhar para a planta, descobrindo que ela é também um organismo vivo como nós e que dependemos dela para nossa sobrevivência no planeta. O jardim do Sesc Santos foi o local da descoberta, rodeado de prédios, carros, pessoas transitando...
Entrevista com a Natureza
Planta
Encontre uma planta muito especial. Pode ser uma grande árvore ou uma planta pequena e delicada. Tente ver o mundo do ponto de vista da planta. Faça a sua entrevista seguindo o exemplo da Giovanna:
Palmeira-Violeta
Quantos anos você tem?
10 anos
Você sempre foi desse tamanho de agora?
Não, eu comecei minha vida sendo uma semente. Virei um broto, depois uma pequena árvore e hoje sou assim. Mas acho que ainda vou crescer mais.
De onde você veio?
Eu vim do Amazonas, uma moça me comprou e me colocou aqui, em frente ao teatro do Sesc, para trazer paz e harmonia a todos.
Como é viver aqui nesse lugar?
É interessante, e fico um pouco entediada, mas já me acostumei a ver bastante gente e bastante movimento de carros. Ninguém me cumprimenta... Argh!!! que gente mal educada.
Quem vem visitá-la?
Além de vocês, quase ninguém. Ninguém, além das pessoas que param para descansar as pernas, já que não há nada para fazer, às vezes olham, admiram, mas nunca me falam seus nomes. Minhas melhores amigas são essas plantas que estão ao meu redor. Por sinal, gosto muito delas.
Quais eventos você já presenciou em sua vida?
Eu já ouvi algumas pessoas cantarem e já vi fogos de artifícios na comemoração de Ano Novo.
Você gostaria de me contar algo especial?
Em minha vida não há nada de muito especial. Só peço que venham me visitar de vez em quando, pois se houver algo para lhes contar eu digo.

Colaboradoras: Miriam F.S.M. - 10 anos
Giovanna B. - 11 anos

Nenhum comentário: