27 de maio de 2008

Tartarugas

Tartarugas: Uma História Milenar



As tartarugas marinhas existem há 150 milhões de anos. No princípio viviam na terra, mas acabaram se adaptando à água e mudando seu habitat. O número de suas vértebras diminuiu e as que restaram se uniram às costelas, formando uma carapaça leve, mas resistente. Elas também perderam os dentes e ganharam uma espécie de bico, além de trocarem as patas por nadadeiras.


Tartarugas Marinhas encontradas no Brasil:
C
abeçuda: prefere desovar nas praias ao norte do Rio de Janeiro, principalmente, no Espírito Santo, Bahia e Sergipe. Sua cabeça chega a 25cm, seu casco mede aproximadamente um metro quando adulta e seu peso pode chegar a 250 quilos. Suas mandíbulas fortes lhe permitem triturar conchas e carapaças de moluscos e crustáceos.
De Pente: É considerada a mais bonita de todas as tartarugas marinhas e, por isso, é a mais ameaçada de extinção. Seu casco, formado por escamas marrom e amarelas, foi muito usado na fabricação de pentes e armações de óculos. Prefere desovar na Bahia e em Sergipe.
Verde: Tem o casco castanho esverdeado e pode atingir 350 quilos alimentando-se exclusivamente de algas. Para desovar, prefere as ilhas oceânicas como Fernando de Noronha, em Pernambuco, Atol das Rocas, no Rio Grande do Norte, e Trindade, no Espírito Santo.
Oliva: Elas são as menores tartarugas marinhas pesando em torno de 65 quilos. Tem este nome por causa de sua cor cinza esverdeada e desovam no litoral de Sergipe.
De Couro: É a maior e mais forte espécie de tartaruga marinha. Chega a medir dois metros de comprimento e pesar 900 quilos. Seu casco parece de couro (é menos rígido que o das outras). Vive sempre em alto mar. Desovam no litoral do Espírito Santo.


Colaborador: Jhon Carlos S.A.

Fonte: Revista Zá Ano 1 nº 7

Nenhum comentário: