1 de maio de 2009

As Estrelas

A olho nu
Há séculos e séculos o homem tenta decifrar os mistérios dos pontinhos que brilham no céu durante a noite.
Um dos primeiros desafios dos astrônomos do mundo inteiro foi encontrar meios de contar as estrelas. A olho nu, em uma noite bem clara, são visíveis cerca de 6 mil estrelas, mas isso é só uma minúscula amostra do que existe.

Instrumento curioso
Antes da invenção do telescópio – que ocorreu por volta de 1600 – os astrônomos já tinham descrito milhares de estrelas usando visores tão insólitos como a mira de um fuzil. Em 1860, com a ajuda de um pequeno telescópio o astrônomo prussiano Friedrich Argelander conseguiu elaborar o primeiro catálogo estelar, com 458.000 estrelas!

Cada vez mais potentes
Hoje, o maior telescópio do mundo mostra mil estrelas para cada uma das que estavam registradas nos catálogos. Em alguns séculos, passou-se de telescópios com espelhos de 2,5cm de diâmetro, como o que era usado por Isaac Newton (1642-1727), a gigantescos aparelhos com espelhos de vários metros. Outra grande mudança das últimas décadas foi a incorporação da informática à exploração do universo. Com os computadores, os astrônomos podem estudar as fotografias tiradas por telescópios instalados na terra e no espaço.
É por isso que já existe informação sobre mais de um bilhão de estrelas.

Colaboradora: Giovanna M. A. – 08 anos
Fonte: Escola Ilustrada nº 26

Um comentário:

Amanda (curumim da manha) disse...

Muito legal saber sobre as estrelas. e saber que o maior telescópio do mundo mostra mil estrelas para cada uma das que estavam registradas nos catálogos.