1 de maio de 2009

Casinha de Areia

Sabe aqueles furinhos que encontramos na areia da praia?
Em cada um deles tem um bichinho enterrado.
Enquanto construímos castelos, milhares de espécies animais constroem túneis e casinhas debaixo da areia.
Às vezes, eles arriscam um passeio por aí e podemos conhecê-los melhor.

Corrupto: é um crustáceo com garras e corpo alongado que vive em galerias subterrâneas que podem atingir até 30 centímetros de comprimento. O corrupto é carnívoro e se alimenta de pequenos animais que invadem seu território. Está ameaçado de extinção porque é muito usado como isca de pesca.

Caranguejo-fantasma: é encontrado em todo litoral brasileiro. Tem carapaça quadrada e cor branco-amarelada. Conhecido também como Maria-farinha, adora cavar buracos na areia para se esconder do sol. Como só sai de seu esconderijo à noite é muito difícil encontrar essa figurinha de bobeira pela praia.

Cada um na sua faixa!
Esses animais podem ocupar três faixas diferentes de areia: superior (bem distante da água); média (alcançada pela maré duas vezes ao dia) e inferior (sempre submersa).

Colaboradoras: Giulia F.O. - 09 anos
Gabriela F.C. – 08 anos

Fonte: Revista Gênios nº 193

3 comentários:

isabelle curumim manha disse...

eu gostei doa materia do carangueijo porque as pessoas pensam que nao esta acontecendo nada quando constrimos um castelo de areia e estamos ajudando os animais que vivem em baixo da terra!.

Thayná curumim de manhã disse...

Thayná eu achei interesante na parte do caranguejo fantasma eu gostei de tudo mas eu gostei mas da parte do caranguejo fantasma

Melyssa- curumim da manhã disse...

Melyssa eu gosdei do comendario carangejo fantasma eu não sabia disso que ele só saia de noite