17 de abril de 2008

Corpo Humano - O Sono


Que Sono!


Quase...
Primeiro vem a preguiça... Os olhos vão ficando pesados... Não adianta resistir. É o sono chegando. Depois de um dia de atividades, temos de dar um descanso para o corpo. Além disso, durante o sono, o cérebro organiza as informações que recebeu durante o dia para formar a memória. E enquanto estamos dormindo nosso corpo fabrica as substâncias que estimulam o crescimento. Ou seja, você precisa dormir para crescer.

Enquanto Isso...
Quando dormimos, o corpo relaxa, mas não pára de funcionar. Além do cérebro, que aproveita esse período para reorganizar as informações, o coração continua batendo porque precisa bombear o sangue pelo corpo. O mesmo vale para a respiração. Em alguns momentos, ela fica mais lenta, aí acelera e depois relaxa de novo, pois dependemos do oxigênio para viver.

Sentido Alerta...
Os sentidos (tato, paladar, olfato, audição e visão) continuam funcionando durante o sono! Por isso sentimos se um mosquito pousa em nossa pele e percebemos luzes ou barulhos fortes. O curioso é que as informações recebidas pelos sentidos podem se misturar aos sonhos. Se uma goteira faz um pingo na sua cabeça, por exemplo, você pode sonhar que está no meio de uma tempestade.


Colaboradora: Vitória N S - 11 anos
Fonte: Revista Recreio - nº 404

Nenhum comentário: