19 de abril de 2008

O Planeta Bucal

O Planeta Bucal

Em um pequeno lugar próximo à Terra, existia o brilhante Planeta Bucal, o qual era habitado por dentes e uma língua que falava muito, mas nunca era escutada. Um certo dia, ele foi invadido por elementos estranhos. Era a Galera da Sujeira, que vinha atrás de sobras de doces e só deixava rastros de cárie e destruição. Essa galera do mal em pouco tempo dominou o planeta e expulsou a Turma da Limpeza - escova, pasta, fio ou fita dental - do planeta.



Toda vez que esses invasores entravam no Planeta Bucal faziam a festa e deixavam muita sujeira. E a coitada da língua era a que mais sofria, mas sempre alertava os dentes para que eles chamassem a Turma da Limpeza. Os dentes nem davam ouvidos! De repente, alguns dentes de leite começaram a escurecer, a cair... E aquele pequeno planeta foi perdendo o brilho.




Sempre preocupada, a língua chamou rapidinho a Turma da Limpeza, antes que fosse tarde demais. “Turma da Limpeza, me ajuuuuda!!!”


Logo em seguida, a turma entrou em ação: a escova, com a ajuda da pasta, tirou a maior parte da sujeira e o fio (ou fita dental) limpou os cantinhos onde a escova não entrava, dando aquele toque final.

Depois da limpeza, os dentes prometeram para a língua que o planeta nunca mais iria ficar sujo, e que a Turma da Limpeza entraria em ação toda vez que aparecesse alguma sujeira. Só assim o planeta foi salvo!Agora chegou a sua vez de combater os vilões com a sua própria Turma da Limpeza!

Colaboradora: Drª Cíntia H. C.
Odontologia – Sesc Santos

Nenhum comentário: