19 de abril de 2008

I Semana Qualidade de Vida Curumim



I Semana Qualidade de Vida – Curumim

Nessa semana, as crianças participaram de palestras e vivências sobre Qualidade de Vida.
Foram abordados temas sobre alimentação (frutas), atividades físicas para crianças e adolescentes, primeiros socorros, salvamento aquático e saúde bucal.

Alimentação: nessa palestra as crianças aprenderam sobre os alimentos que devem ser consumidos nos lanches de casa e da escola (frutas).
As frutas podem ser consumidas como estão, desidratadas ou em preparações diversas como saladas, sucos, vitaminas, geléias, doces e até em preparações salgadas.
Elas aprenderam que as frutas possuem muitas vitaminas como A, B, C, D e E.
Que as frutas verdes possuem clorofila, que dá cor ao kiwi, impedindo que substâncias ruins sejam absorvidas pelas paredes do intestino.

As vermelhas como tomate, melancia, morango... são alimentos que possuem um pigmento chamado licopeno, antioxidante, que pode contribuir na prevenção de doenças.
As amarelas como o mamão, laranja, maracujá, melão... ricas em betacaroteno, vitaminas A e C, que protegem a pele de ficar feia.
As azuis contêm antiocina, um pigmento que pode melhorar a circulação sanguínea e proteger o coração. São as uvas, ameixas, passas...

Colaboradora: Fernanda M. S. e equipe
Nutricionista Sesc Santos
Atividades físicas para crianças e adolescentes: na palestra as crianças aprenderam sobre as restrições nas atividades físicas, obesidade infantil, atividades corporais, vantagens da atividade física, fases e níveis do rendimento esportivo, graus de desenvolvimento biológico e os estágios de crescimento.
E que diante de tantos benefícios da atividade física na infância, ainda existem pessoas que não percebem a necessidade dela.
Que através da atividade física podemos esperar uma sociedade futura mais ativa e saudável.

Colaboradores: Rodrigo N.
Mayra N.
Marcos B.
Instrutores do Setor de Esportes do Sesc Santos

Salvamento Aquático: as crianças aprenderam sobre os tipos de afogamento, em que época do ano existe maior ocorrência, gravidade do afogamento, sobre resgate na água, procedimentos e massagem cardíaca.
Depoimento: Aprendi a salvar as pessoas. Primeiro tiro da á
gua, depois ponho o salvamento em prática.
O VAVEVI é o procedimento para o salvamento aquático.
Verificar consciência
Abrir vias aéreas
Verificar respiração
Expirar duas vezes
Verificar sinais de circulação

Iniciar massagem

Colaboradora Depoimento: Natália T.O.S. - 10 anos
Colaboradores: Rafael L.
Roberta C.
Jonas B.

Afrânio T.
Guardiões de PiscinaSesc Santos

Saúde Bucal: nessa palestra as crianças ouviram sobre os principais problemas bucais que aparecem na infância, a importância da escovação dos dentes para a saúde bucal, a melhor forma para as crianças escovarem os dentes, os horários para escovação, e a escolha adequada do creme dental (pasta de dente).

Colaboradora: Drª Cíntia H. C.
Odontologia – Sesc Santos

Nenhum comentário: