3 de dezembro de 2008

Construtores Incansáveis

As tocas dos castores não são sempre iguais: podem ser uma cavidade escavada na margem de um rio, começando embaixo da superfície da água e continuando em uma galeria inclinada, ou, se a margem for muito baixa, os bichinhos constroem uma palhoça de madeira e barro que pode chegar a sete metros de diâmetro. As tocas grandes têm vários cômodos, cada um com sua galeria independente.
Os limites dos territórios das tocas são marcados com uma substância de cheiro muito forte, chamada castoreio, expelida pelos próprios animais.

A família
Os castores vivem em grupos formados pelos pais, filhotes de anos anteriores – que abandonam o grupo quando atingem a maturidade – e os recém-nascidos. Ao todo, a família pode chegar a ter cerca de 15 integrantes.
Em alguns casos, o casal é formado por uma fêmea e um macho e, em outros, por um macho e duas fêmeas. Eles permanecem juntos a vida inteira. A gestação dura de 3 a 4 semanas. Quando os filhotes nascem , os machos vão viver sozinhos durante um mês, depois voltam e continuam a vida em família.

Curiosidades
Eles cortam árvores cujos troncos podem medir 30 centímetros de diâmetro. Um único castor é capaz de derrubar um tronco desses em menos de uma hora.
Os filhotes de castor nascem com os olhos fechado. A mãe os amamenta durante o primeiro mês, depois, eles começam a comer brotos macios de plantas.
Quando um filhote se afasta do ninho, a mãe vai buscá-lo e os traz de volta preso entre os dentes.

Fonte: Revista Nova Gênios nº 154
Colaboradora: Ana Carolina M. F. - 11 anos

Nenhum comentário: