1 de junho de 2009

Curiosidades

Por que as tartarugas têm carapaça?
A carapaça das tartarugas é formada por uma série de placas, fica soldada na coluna vertebral e tem a função de um escudo de proteção para a barriga e o dorso do animal. Essa parte do corpo dela tem grande importância porque, como a tartaruga é muito lenta, pode não conseguir fugir rapidamente de possíveis predadores. Quando alguma ameaça pinta na área, ela retrai a cabeça e as quatro patas para dentro da carapaça e pode ficar sossegada até o perigo passar.

Por que temos febre?

Nosso corpo tem uma temperatura normal de 37ºC. Quando essa temperatura sobe, é porque algo no organismo não está bem, ou seja, pode ser sinal de doença, incubação. É aí que acontece a febre, que é um tipo de alerta para prestarmos atenção ao que não está funcionando bem dentro da gente.

Por que vemos nossa imagem no espelho?
Os espelhos como outras superfícies planas e polidas, podem refletir a luz com muita, muita claridade. Quando a luz bate no espelho, os raios rebatem, como uma bola que bate numa parede e volta para o outro lado. O mesmo acontece com a imagem que está na frente dele. É por isso que conseguimos nos ver.

Colaborador: Andrew B. – 09 anos
Fonte: Revista Gênios nº 165

5 comentários:

curumim carmo - Marcio disse...

oi,
Estamos aqui na internet do sesc carmo vendo o blog de vocês.
gostei muito das dicas e curiosidades.
Um grande abraço
Márcio

sofia (curumim manha) disse...

Eu adorei essa materia sempre quis saber por que o espelho refletia e por que temos febre o por q a tertaruga tem a carapaça eu ja sabia mais foi bem interesante ver.
A materia foi otima

Júlia(curumim-manhã) disse...

eu gosteii da materia pq nossa nunca iria descobrir como nós nos vemos no espelho adoreiii,bem interessanteee

Ik disse...

Gostei muito do blog está muito legal!!!!
Continuem assim,meus parabéns a todas as crianças do curumim e a todos os munitores!!
Bjos e Abraços
Kamille (curumim manhã)

Adrianne (manha) disse...

Sobre materia:por que temos febre.
obs: Achei, muito interessante por que fala sobre uma coisa muito interessante,e é uma pela curiosidade porque eu mesma queria saber por que temos febre mas agora já sei................bjks..........