17 de março de 2009

Brilhantes por Natureza

No cinema, é comum vermos animais que acendem como num passe de mágica. A verdade é que eles foram inspirados em criaturas reais, vindas da natureza. Esse fenômeno é chamado de bioluminescência (a palavra vem do grego Bios, que quer dizer vida, e do latim Lumem, que significa luz) e envolve todas as espécies capazes de produzir a própria luz.
Isso acontece por causa de uma reação química que transforma a energia do corpo em luz. Em cada espécie, a reação acontece de uma forma e até hoje os cientistas não descobriram como é o processo.
Grande parte das criaturas brilhantes são marinhas, mas também existem fungos, bactérias e insetos luminosos.

Vaga-Lume
Também chamados de pirilampos, são os primeiros a serem lembrados quando o assunto é produção natural de luz. Os machos adoram fazer acrobacias no ar e dão um show com sua “lanterninha” no escuro.
As fêmeas vivem pelo chão, e, para compensar a falta de asas, usam a luz para avisar os machos que estão a fim de namorar.
Essa comunicação sempre deu certo, até as cidades ganharem um monte de postes com iluminação artificial. Daí começou a ficar difícil para os vaga-lumes “conversarem” entre si, diminuindo a reprodução. Por causa disso, a espécie está ameaçada de extinção.

Água-Viva
A espécie que brilha no escuro e não é das mais perigosas, mas pode causar queimaduras dolorosas na pele dos humanos. Como prefere águas quentes, costuma aparecer nas praias durante o verão. Como quase 100% do seu corpo é formado por água, ela fica transparente quando vista no fundo do mar.
As águas-vivas são tão preguiçosas que só se locomovem quando se sentem ameaçadas. Uma boa tática de defesa delas é iluminar o inimigo, assim, ele será visto e atacado por peixes maiores.
Por causa do poderoso veneno, são uma verdadeira ameaça para os moradores do fundo do mar e botam tanto medo no pessoal que poucos se atrevem a atacá-las.

Fonte: Revista Recreio nº 180
Colaboradora: Adriane C. A B. - 12 anos

9 comentários:

Anônimo disse...

É muito legal a história da água-viva

Anônimo disse...

É muito legal a história da água-viva

Anônimo disse...

É muito legal a história da água-viva

Anônimo disse...

É muito legal a história da água-viva

Anônimo disse...

É muito legal a história da água-viva

Anônimo disse...

gostei muito dessa materia da água não sabia que tinha tão pouca água assim agora vou preservar muito mais a água assim o planeta vivera melhor etambém não jogar lixo na água,na terra ,na rua lixo no lixo raphaela g.

Mariana C. Ribeiro disse...

Bom,eu adorei as matérias todas ela ficou muito legais bjokas

amy curumim manhã disse...

A curiosidade da água-viva foi muito interessante.

Anônimo disse...

somos de um curumim do sesc santana
E GOSTAMOS DE VER O SEU BLOG