14 de agosto de 2009

Leão

Descubra por que ele é dono do pedaço no mundo animal

Nome científico: Panthera leo
Tamanho máximo: 2,5 metros
Peso: até 250 quilos
Gestação: 116 dias, geralmente nascem de 2 a 4 filhotes
Tempo de vida: 20 anos, em média
Onde vive: na maioria dos países da África que ficam abaixo do deserto do Saara e na Índia.

O leão é o segundo maior felino do mundo, depois do tigre. Apesar disso, ninguém ganha dele quando o assunto é impor respeito. O leão está no topo da cadeia alimentar, isso quer dizer que ele não é presa de nenhuma espécie com a qual convive. Não é à toa que ele é chamado de rei dos animais. Como é carnívoro, sua dieta é formada por quase todos os tipos de animais terrestres, entre eles zebras, antílopes, gnus e até mesmo girafas.

Duas espécies
No passado, os leões podiam ser encontrados na África, Ásia e também na Europa. A caça durante os séculos reduziu a população e hoje existem apenas dois tipos de leões, o africano e o asiático, sendo que os poucos exemplares desta última espécie só são encontrados em um santuário na floresta de Gir, no noroeste da África, o macho da espécie asiática tem uma juba bem curtinha, que quase nem aparece.

Que sono!
Leões e leoas passam entre 16 e 20 horas por dia em repouso.
Isso acontece porque eles precisam economizar energia para poder caçar. Apesar das fêmeas realizarem a maior parte da caça, os leões também são grandes predadores. Eles não caçam mais vezes porque são muito grandes e menos ágeis. A juba dos machos também atrapalha porque esquenta demais o corpo fazendo com que fiquem cansados mais rápido.

Papéis bem definidos
Os leões vivem em bandos de até 30 animais. Estes grupos são formados por um macho dominante e várias fêmeas e seus filhotes. De um modo geral, o papel das fêmeas é conseguir alimento e criar os leõezinhos enquanto o macho fica a responsabilidade de defender o território, mantendo a segurança do bando.

Colaborador: Marcus V. – 11 anos
Fonte: Revista Gênios – nº 158

2 comentários:

joaopaulo da manha disse...

acho bem interesante voceis falarem do leao um animal muito interesante.coloquem mais animais esse blog e 10000

cássia curumim manhã disse...

Bom achei.... muito legal falar sobre o leão a final ele é o rei da mata ....