6 de outubro de 2009

Comunicação Animal

Saiba como os bichinhos conversam entre si

Como os animais se comunicam?
Por meio de vários tipos de sinais. Podem ser sinais químicos (que dependem do olfato e do paladar), acústicos (sons), visuais (cores, luminosidade, movimentos) táteis (carícias) e elétricos.

Tem como dar exemplo disso?
Alguns mamíferos, como os cervos e as hienas, delimitam o território com seu odor.
Os caranguejos agitam suas pinças fazendo muito barulho quando outro caranguejo se aproxima do seu pedaço. Os pavões-reais machos abrem sua cauda colorida quando procuram uma namorada.
Os macacos se abraçam para demonstrar amizade e carinho. Alguns peixes usam sinais elétricos para se orientar, agredir ou paquerar.

Quais as funções mais importantes da comunicação animal?
Reunir animais de sexos opostos na época da reprodução, fixar limites territoriais, informar sobre uma fonte de alimento ou algum perigo e estabelecer relações de poder.

Todos os sons são do mesmo tipo?
Não. Os golfinhos emitem ultra-sons, que são imperceptíveis para o ouvido humano, e localizam suas presas por meio dos ecos. Esse sistema se chama ecolocação e também é usado pelos morcegos.
Existem outros animais, como sapos e rãs, que conseguem aumentar o volume do som que emitem, graças aos seus grandes sacos vocais.

Como saber se um animal está brigando ou brincando?
Quando brincam, os animais nunca mostram os dentes ou arqueiam o lombo. E também não escondem o rabo entre as patas. Quando os movimentos são exagerados e repetitivos, significa que estão se divertindo.

Opinião: Gostei muito de saber essas curiosidades sobre os animais, ainda mais de descobrir quando estão brincando ou brigando.

Colaboradora: Rhany T. N – 8 anos
Fonte: Revista Gênios nº 179

2 comentários:

Júlia de Lima - Curumim manhã disse...

Eu achei muito , muito legal adorei já pensou você saber como o animal consegue se comunicar . Adorei Parabéns !

Unknown disse...

achei bem legual á materia,principalmente as partes onde fala dos sons dos golfinhos