11 de junho de 2014

Profissão: Vida de Jogador de Futebol

Nessa entrevista o craque Ganso desvenda os segredos dos profissionais da bola. Contou sua trajetória e deu dicas para quem quer seguir esse caminho.

Seus amigos dizem que você é bom de bola? Você não desgruda da TV quando seu time está jogando? Então, é provável que seu sonho seja se tornar jogador de futebol.

Onde você deu seus primeiros chutes na bola?
Comecei em casa, com uns seis, sete anos. Tinha bastante espaço ao lado da minha casa e eu estava sempre brincando com os meninos da rua.

E quando percebeu que queria ser jogador?Quando me mudei para Santos. Sou de Ananindeua, no Pará, e vim para cá quando vi que o esporte era algo sério para mim.
No início da carreira, você foi reprovado em alguma peneira ou teste?
Nunca fui reprovado numa peneira, mas subi das categorias base do Santos direto para a equipe profissional. Aí acabei por duas vezes sendo rebaixado de novo para a base. Essa fase da minha carreira não foi nada fácil. Quando se passa por isso, é preciso manter a tranquilidade e persistir no sonho de ser um grande jogador, sem medo dos momentos ruins que acontecem,

O que um jogador deve ter para chegar a um grande clube ou à seleção brasileira?
Principalmente muita força de vontade e se dedicar ao máximo à carreira. Costumamos falar, entre os jogadores, que você tem que dar vida quando está no futebol, em campo e fora dele. E, no meio de tudo isso, nunca deixar de jogar com muita alegria, com um sorriso no rosto.
Você joga games de futebol? Dá pra aprender com eles?
Jogo muito!

Eles são muito divertidos e os que eu mais gosto são os do PlayStation. Tem até um videogame no lugar onde a gente fica concentrado, para todos brincarem, e acho que vale a pena mesmo. Não sou tão bom assim nos videogames, mas eu me viro (risos)
Como você lida com o nervosismo numa final ou durante um jogo importante?Nervosismo sempre vai existir, é normal. Mais do que isso, a ansiedade para a decisão começa, o frio na barriga para entrar em campo. Mas, depois que começa, fica tranquilo.
Da época em que você começou até hoje, sua forma de jogar mudou muito?O estilo clássico é o mesmo, mas aprendi algumas coisas, como me posicionar melhor dentro de campo, estar sempre perto da bola.

Quais são seus ídolos no futebol?Sempre gostei do Alex e do Kaká.
Que dicas você dá aos meninos e meninas que querem ser jogadores no futuro?
Que eles mantenham sempre a cabeça no lugar e nunca se deixem deslumbrar. E, é claro, que treinem bastante! Quando você treina muito, o conhecimento acaba saindo naturalmente durante os jogos.

Fonte: Revista Recreio nº 601
Colaboração: Isabela F. F. – 8 anos

Nenhum comentário: