29 de junho de 2008

A Baleia Franca

A Baleia Franca – Viajanete Misteriosa

De junho a novembro, o litoral do brasil recebe a visita das baleias francas, que chegam para procriar e amamentar seus filhotes.
Não é um peixe - a baleia é um mamífero: respira pelos pulmões e a fêmea pare a cria e alimneta com leite. Seu corpo está adapetado para viver em água.
Viajando – faz dois tipos de viagem: uma para procurar alimento e outra para se reproduzir. As rotas da primeira são um mistério. Para se reproduzir o animal costuma ir para o litoral de Santa Catarina.Sem dentes – não te
m dentes. O alimento entra na boca do animal com a água e é filtrado através das barbatanas, lâminas suspensas na mandíbula superior. Cada barbatana mede cerca de 2 metros.
Mãe protetora – quando nasce, o filhote de baleia franca mede entre 5 e 5 metros de largura. Sua mãe procura zonas costeiras de baixa profundidade e protegidas do vento: ideais para amamentação.
Uma dieta abundante – por seu tamanho enorme, ninguém diria que se alimenta de organismos quase microscópicos, como o krill, um pequeno custáceo parecido com o camarão. Calcula-se que a baleia como cerca de 16 mil quilos!

A ficha do bicho:
Nome científico: eubalaena australis
Habitat: é um animal migratório. No Brasil, a zona de reprodução e amamentação ocore nas águas do litoral centro-sul de Sant Catarina até o norte do Rio Grande do Sul.
Comprimento do corpo: 16 metros
Peso: 40 toneladas
Cor: preto-acinzentado com manchas brancas
Alimento: krill e copépodo
Inimigos: o ser humano.

Colaborador: Matheus M. - 8 anos
Fonte: Revista Gênios - 73

Nenhum comentário: