28 de junho de 2008

A lenda do Ipupiara

A lenda do Ipupiara

A lenda do monstro Ipupiara não é muito conhecida, mas ela ganhou fama até internacional, na época em que surgiu.
Segundo a lenda, Ipupiara foi um monstro marinho muito feroz e foi morto na praia de São Vicente, em 1564 pelo Capitão Baltazar Ferreira.
Diziam que ele era um monstro gigante, repulsivo, escamoso, tinha enormes braços e uma grande nadadeira ao invés de pés.
No ano citado acima, uma jovem escrava índia, de nome Irecê , estava apaixonada por um índio chamad
o Andirá e ambos se encontravam à noite, na praia de São Vicente, às escondidas. Conta à lenda que numa noite, a caminho da praia. Irecê foi chamada por uma idosa feiticeira, que lhe chamou a atenção por estar enganando o bondoso capitão, a quem ela era subordinada e que os monstros do mar não gostavam de mentiras. A feiticeira aconselhou Irecê a contar tudo ao capitão. Decidida a fazê-lo, a jovem índia foi à praia esperar pelo barco do amado, que vinha provavelmente de Santos. Mas não houve mais tempo para o tal encontro, o barco já estava lá, mas Andirá, seu amado, havia sumido. Eis que no mesmo momento, ao lado do barco surgiu o gigante marinho Ipupiara, com sua ferocidade animal, para demonstrar a sua força e poder. Irecê saiu correndo em busca de ajuda, gritou na porta do capitão, até que ele acordasse, pegasse sua espada e fosse à praia enfrentar o tal monstro. E foi o que fez, o destemido capitão, com a provável ajuda de outros homens acabou matando definitivamente o monstro Ipupiara.
Dizem que o corpo inerte do tal monstro ficou exposto em praça pública até o dia seguinte, para que a população o visse e se desse conta de que ele estava mesmo morto.
A lenda do monstro marinho Ipupiara correu por todo o litoral, chegou até a Europa e muitos que aqui vinham, queriam conhecer o local onde o tal monstro aparecera.
Hoje, na praça 22 de janeiro, junto a Biquinha de Anchieta (em São Vicente-SP), encontra-se um pequeno lago, com algumas carpas e uma escultura da provável forma física do monstro Ipupiara.

Colaboradoras: Vitória N. S. - 11 anos e Beatriz C. 09 anos
Fonte: Site obombichopapao.blogspot.com

Nenhum comentário: