Para esses bichos, dar uma volta pelo jardim é muito mais do que um simples passeio ou uma forma de se divertir. É das flores que eles retiram o alimento para sobreviver, o néctar, que é uma espécie de suco rico em açúcar.
O mais legal é que, durante essa rotina, eles também acabam dando uma mãozinha para a natureza, como uma troca de favores: enquanto se deliciam com o néctar, aproveitam para espalhar por aí os grãos de pólen das flores, formando sementes que irão gerar novas plantas. Por isso são chamados de animais polinizadores. Conheça alguns deles.
Morcego
Enquanto todos estão dormindo, eles aproveitam para passear pelo jardim e lamber o néctar das flores sem muita concorrência! Para isso, ficam parados no ar ou se penduram em troncos fortes. Mas nem todas as espécies de morcegos curtem esse tipo de alimento. Alguns comem frutas, insetos e ratos, sem contar os morcegos hematófagos, que se alimentam de sangue.
Mariposa
Elas preferem o período da noite para descolar uma comidinha, mas nem todas usam o néctar como principal fonte de energia.
As mariposas têm hábitos noturnos e, por isso, preferem as flores brancas como a dama-da-noite, que são mais fáceis de achar nesse horário. Quanto mais perfumadas estiverem as flores, melhor, já que o cheiro também ajuda na localização delas.
Beija-flor
Energia é o que não pode faltar no dia-a-dia desse pássaro que chega a bater as asas 80 vezes por segundo! Com o seu bico oco e comprido, ele passeia de flor em flor em busca do seu alimento preferido.
Como a queima de energia é muito rápida, o beija-flor se alimenta a toda hora, chegando a visitar cerca de 1.500 flores por dia.
Abelha
Elas usam o néctar para produzir mel e matar a fome das cerca de 80 mil moradoras das colméias.
Para cumprir essa missão, as abelhas precisam fazer uma meia de 40 viagens diárias. Ao chegar em casa, depositam o néctar nos favos para depois de secos, se transformarem em mel e geléia real.
Borboleta
Elas adoram essa época do ano, já que a variedade de flores ajuda a manter uma dieta pra lá de caprichada. As borboletas são exigentes e costumam escolher as flores mais coloridas e cheias de pétalas do jardim para pousar e fazer um lanchinho. Depois de difícil decisão, elas desenrolam a língua para capturar o néctar e aproveitam para dar uma relaxada.
Saiba mais!
As flores preferidas das aves costumam ser bem coloridas já que estes animais enchergam superbem as cores vermelho e laranja. Já os insetos preferem as flores de tons azul, que costumam ter um cheirinho gostoso.
A Joaninha é um exemplo de bicho que não suga o néctar, mas dá uma forcinha na polinização. Ao andar entre as flores procurando alimento, ela espalha os grãos de pólen por aí, colaborando para a fertilização das plantas.
O vento e a água também são parceiros das flores e atuam como importantes agentes polinizadores.
Opinião: Eu gosto dessa matéria porque fala sobre insetos diferentes, eu não sabia q eu eles ajudavam a natureza desse jeito.
Colaborador: Márcio. G. J. – 10 anos
Fonte: Revista Gênios nº 175
4 comentários:
auguns morcegos comemem frutos,
e outros comem carne de outros animais E ERA MUITO LEGAU
legal, eu não sabia que demorava tanto para fazer uma teia.
eu gostei de ler este comentario
gostei muito porque é muitolegal
Postar um comentário