27 de agosto de 2008

Cabeças duras

Alguns animais têm uma coroa diferente na cabeça: chifres e cornos.
Eles não são apenas enfeites. Servem para os bichos se defenderem e mostrarem sua força no grupo. Na hora da briga, as chifradas protegem sem causar ferimentos que sangram, pois o sangue poderia atrair predadores.
Os cornos são menores e não saem nunca da cabeça de seus donos, como os búfalos e os bois.
Já os chifres aparecem na família dos cervos. Eles nascem na primavera e caem no inverno.

Veado – com até 70 centímetros de comprimento, o chifre do macho tem uma parte pequena na frente e outra maior e mais grossa atrás com pequenas ramificações.

Órix – machos e fêmeas desse bicho típico da África possuem um corno reto, preto e longo, com até 1,5 metros de comprimento, mas o das fêmeas é um pouco menor.

Cervo – só os machos têm chifres, grandes e voltados para trás. Na disputa pela fêmea, eles se aproximam, engancham seus chifres e se empurram até que um deles desista.

Carneiro – gigantes e curvados para a frente, os chifres aparecem nos machos e nas fêmeas de carneiros da América do Norte. São tão grandes que chegam aos 14 quilos, que é o mesmo peso de todos os seus ossos juntos. Nos combates, que podem durar mais de 25 horas, o macho corre a 30 quilômetros por hora e choca seu corno contra o do adversário.

Fonte: Revista Recreio – n 304
Colaboradores: Jhon C. - 11 anos - Lucas K - 08 anos

Um comentário:

Anônimo disse...

meu nome e Lucas
sou do curmim da manhã
Muito legal! O melhor desenho que eu ja vi!