26 de agosto de 2008

Gols

Se já é bem legal marcar um gol num jogo de futebol na escola ou na praia, imagine então numa Copa do Mundo! É superdifícil passar pela defesa de uma seleção poderosa, mas todos os times se unem para atingir esse objetivo. Aí vale gol de cabeça, de fora da área, no rebote, de carrinho, de primeira. O importante é estufar as redes. Confira alguns tipos especiais de gol:

DE PLACA
É o famoso golaço! Aquele que enlouquece a torcida! A expressão surgiu em 1961, no Maracanã. Pelé pegou a bola na entrada da área do Santos e atravessou o campo até chegar ao gol do Fluminense. Um jornalista sugeriu que fosse colocada no estádio uma placa em homenagem a esse gol, e ela está lá até hoje.

DE MORRINHO
Antigamente os gramados não eram lisos e havia imperfeições no campo. Mas isso podia trazer sorte. Era o caso quando o jogador chutava para o gol, a bola batia numa elevação do gramado, mudava de

direção, enganava a defesa e entrava. Aí o gol era do morrinho.

DE LETRA
Só um jogador habilidoso faz um desses. O gol de letra é aquele em que a pessoa acerta um chute cruzando um pé por trás do que vai à frente com a bola. Ele pode ser marcado de calcanhar ou até de bico, desde que tenha a trançada de pernas, que confunde o adversário.
Além desses tipos, ainda tem o gol Contra, o de Mão, o Sem Querer, o de Bicicleta, o de Honra, o de Falta, o de Goleiro, o Olímpico e muitos outros.


“Eu só conhecia nove gols e aprendi mais dois, o de morrinho e o de honra. Foi muito legal.”
Lucas K. - 09 anos


“Eu não sabia que existia tantos tipos de gol, na verdade eu só conhecia uns quatro e adorei conhecer o resto.”
Amanda B.F.S. - 11 anos


Colaboradores: Amanda B.F.S. - 11 anos, Lucas K. - 09 anos
Fonte: Revista Recreio n°328

3 comentários:

Anônimo disse...

Eu sou curumim da manha, na materia do futebol eu adorei pois fala do gol do pelé.


Igor Donato

Anônimo disse...

sou curumim da manha

eu adorei o desenho e a materia


joãopaulo h.nobrega pereira

Anônimo disse...

eu sou do curumim da manha,na
materia dos gols do pele ele
fez um monte de gols nas copas
ele e o melhor do mundo.

matheus canaa