26 de agosto de 2008

Tocha Olímpica

Quando foi criada a primeira tocha olímpica?
A primeira vez que a tocha foi usada em uma Olimpíada foi em 1936, nos jogos de Berlim, na Alemanha. Quem sugeriu sua criação e propôs o revezamento foi o professor de história Carl Diem, secretário-geral do comitê de organização da competição. A primeira tocha foi acesa em Olímpia na Grécia, levada de mão em mão até a capital da Alemanha. Desde então, o acendimento da pira é um dos pontos altos da cerimônia de abertura dos jogos.
Para cada edição dos jogos, uma tocha diferente é desenhada.


Como a tocha é acesa?
O ritual de acendimento da tocha é bonito e muito bem ensaiado. Atrizes gregas se vestem como antigas sacerdotisas e colocam a tocha diante de um espelho côncavo (em forma de concha) voltado diretamente para o sol. Os raios solares, amplificados pelo espelho, geram o fogo olímpico.

Por que a tocha não se apaga?
A tocha olímpica é, na verdade, um bastão com um tubo de combustível no seu interior, que é o que mantém o fogo aceso. A tocha dos Jogos Olímpicos de Pequim é alimentada pelo gás propano. Sua chama dura cerca de 15 minutos e pode suportar ventos de até 65 quilômetros por hora.


Fonte: Revista Gênios n 155
Colaboradores: Adriane C.A.B. - 11 anos - Rita C. S. M – 11 anos
Vitórya R. M – 10 anos - João V. M. F – 09 anos

Um comentário:

Anônimo disse...

meu nome é Matheus de Andrade Macedo tenho 9 anos sou curumim da manhã

Sesc curumim (Santos SP). é um espaço em que crianças de 7 á 12 anos brincam jogam .Depois lancham vão para as opções escolhidas pelos instrutores, como futebol, ludoteca jogos, artes, internet basket, vôlei, e piscina.